Os Saltimbancos

SINOPSE:
A história de “Os saltimbancos”, destaca quatro animais, que abandonam os seus donos por causa dos maus tratos: Um Jumento que não aguentava mais carregar tanto peso sem recompensa alguma, um Cão que está cansado para guardar a casa, uma galinha que não consegue mais botar ovos e uma gata que está cansada de ser companhia de luxo da sua patroa. Juntam-se e partem para a cidade em busca do sonho de se tornarem artistas. Na verdade, deixam para trás a opressão que sofrem dos seus “patrões” e vão em busca da liberdade.

Esta obra trata da união de um grupo de animais contra a exploração realizada pelos seus patrões. Ao longo das canções, vemos que cada um dos animais canta as suas angústias e esperanças.

O musical foi inspirado no conto Os Músicos de Bremen, recolhido pelos irmãos Grimm e adaptado por Sergio Bardotti como uma alegoria política, na qual o Jumento representaria a inteligência, a Galinha a classe operária, o Cão os militares, e a Gata os artistas. O Barão, inimigo dos animais, é a personificação dos detentores do meio de produção.

FICHA TÉCNICA:
Encenação e Direção de Atores: João Miguel Mota
Direção Vocal e Artística: Isabel Maya
Direção Musical: Paulo Ferreira
Figurinos: VOCARE I&I Costumes
Desenho de Luz: Isabel Maya, João Miguel Mota e Pico Moreira
Técnico de Som: Mike Moreira

ELENCO:
Sara Matos, Maria Luisa Tedim, Sofia Andrade, Joana Rocha, Frederico Leitão e Guilherme Machado