Perguntas Frequentes - FAQs

1. Gostava de aprender a cantar, como devo proceder?

Se gosta de cantar, deve concretizar o seu sonho!

No Conservatório VOCARE poderá marcar uma avaliação multidisciplinar, onde um conjunto de técnicos ouve e avalia a sua voz, direcionando o trabalho que considerar mais adequado ao seu tipo de voz e estilo que pretenda trabalhar.

Desta forma e depois de uma consulta de ORL (Otorrinolaringologia), a que terá obrigatoriamente de assistir para a frequência das aulas, é só CANTAR!

Aprenda a desfrutar das suas aulas! Estamos aqui para lhe dar todo o acompanhamento que merece!

2. Qual a idade mínima para me matricular?

O Conservatório VOCARE, aceita matrículas de alunos com idades a partir dos 8 anos até ao número de vagas disponíveis.

3. Quero fazer admissão a uma escola profissional no estrangeiro, como me devo proceder? O Conservatório VOCARE faz este tipo de preparação?

Sim! Temos protocolos com várias escolas e entidades, nos USA, Espanha e Inglaterra.

Temos Professores e Formadores aptos a prepara – lo para todos os exames a que tenha de se submeter, inclusive a Inglês.

Consulte-nos, estamos aqui para possa atingir os seus objetivos!

4. Sou vendedor e utilizo muito a voz, falo muitas horas ao telefone, há alguma formação que possa frequentar? O que me aconselham?

Como Profissional da Voz, é de facto importante perceber e treinar o seu aparelho vocal.

No Conservatório VOCARE poderá frequentar vários cursos de Formação Profissional na Área da Voz, onde aprenderá a tomar consciência da sua vocalidade e (re)conhecer a sua voz. As nossas formações são adaptadas às necessidades dos que nos procuram, com pequenos grupos e muito individualizadas pretendendo cobrir todas as necessidades!

O trabalho em equipa multidisciplinar, permitiu-nos desenvolver um método eficaz e interativo que permite atingir rapidamente os objetivos!

Venha fazer um dos nossos cursos, garantimos qualidade e profissionalismo!

A nossa formação é acreditada pela DGERT.

 

5. Necessito treinar a minha voz, pois comecei há pouco a trabalhar numa rádio local, não sendo um profissional, o que me aconselham?

Como Profissional da Voz, é de facto importante perceber e treinar o seu aparelho vocal.

No Conservatório VOCARE poderá frequentar vários cursos de Formação Profissional na Área da voz, onde aprenderá a tomar consciência da sua vocalidade e (re)conhecer a sua voz. As nossas formações são adaptadas às necessidades dos que nos procuram, com pequenos grupos e muito individualizadas pretendendo cobrir todas as necessidades!

O trabalho em equipa multidisciplinar, permitiu-nos desenvolver um método eficaz e interativo que permite atingir rapidamente os objetivos!

Venha fazer um dos nossos cursos, garantimos qualidade e profissionalismo!

A nossa formação é acreditada pela DGERT.

6. A minha voz fica rouca sempre que termino um espetáculo, é normal?

Não é normal!

Depois de um espetáculo é normal que se possa sentir cansado, mas não rouco!

A rouquidão no final de um espetáculo implica esforço vocal o que não é recomendável nos profissionais que cantam.

Deverá marcar uma consulta de ORL (otorrinolaringologista), explicando tudo aquilo que acontece com a sua voz e depois dependendo do diagnóstico, deverá iniciar um “treino vocal” com profissionais especializados, para tornar a sua voz apta e robusta para a performance, evitando episódios como os que descreve.

ATENÇÂO: Só o médico pode diagnosticar! Para sua segurança só deverá frequentar aulas de Voz depois da ida ao médico da especialidade ORL e não lhe sendo diagnosticado nenhum problema que o impeça de praticar o Canto/ Técnica Vocal

7. O meu filho tem só 8 anos, mas tem a voz “grossa” como um homem, dizemos nós, achamos graça, mas ultimamente diz que lhe dói, é normal?

Não é normal uma criança ter a voz “grossa “ou rouca com 8 anos.

Deverá de imediato levar a criança a uma consulta de Terapia da Fala, para uma avaliação.

Depois da Avaliação a Terapeuta direcionará a criança para o serviço ou serviços que achar mais convenientes na Área da Voz / ORL e TF

8. Beber bebidas frias depois de um espetáculo, pode prejudicar a minha voz?

Depois de um espetáculo em que a Voz foi um real instrumento de trabalho, o aparelho está mais sensível e “quente” como qualquer outro músculo que acabou de ser trabalhado, assim é necessário cuidá-lo ainda melhor!

A ingestão de líquidos muito frios após a performance, não vai prejudicar a voz, diretamente, mas indiretamente, visto que poderá é provocar alguma inflamação da garganta devido aos contrastes de temperatura!

9. Fumo cerca de 5 cigarros por dia, pouco para a maioria dos fumadores, no entanto podem mesmo assim prejudicar a qualidade minha voz?

O tabaco é de facto um péssimo hábito para o Profissional da voz.

Com o tempo 5, 6 ou mais cigarros vão de facto transformar a sua voz, tornando-a mais “suja” e com uma tonalidade mais grave!

As secreções passam a ser também um problema e a hidratação terá que ser muito maior!

O ideal será, não fumar!

 

10. Tenho muita dificuldade em articular os “s” e por vezes torna-se ridículo na minha profissão, pois trabalho no apoio ao cliente num hipermercado, o que posso fazer?

É de facto importante trabalhar a sua imagem vocal!

Consulte um Terapeuta da fala, que irá avaliar o seu problema e propor-lhe um plano de trabalho.

No Conservatório VOCARE temos novas metodologias e tratamos todo o tipo de problemas, relacionados com a articulação e linguagem!

Faça-nos uma visita!